Título: Agradece o Beijo
Autor: Ana Zanatti
Editora: Publicações Dom Quixote
Tema: Literatura Portuguesa
Estado: 5
Língua: Português
Encadernação: Brochado
Ano: 2005 (1ª ed.)
Páginas: 312
Dimensões: 15,5*23,5
Preço: 10,00 €
Obs. Com Dedicatória da Autora
«Porta-te bem. Não chores. Não rias alto. Sê educada. Sê respeitadora. Sorri. Deixa-te ser levada. Sê discreta. Sê dócil. Finge acreditar. Não faças ondas. Faz o que te mandam. Deixa-te guiar. Não faças perguntas. Agradece sempre. Agradece o beijo. Agradece o riso. Agradece o abuso. Mantém o sorriso. Agradece a esmola. Pede-me perdão. Foge do prazer. Não faltes à missa. Olha para o altar. Quero-te submissa.»
Quando Luísa nasce, em meados do século xx, Portugal é um país cinzento que vive mergulhado numa ditadura responsável por, entre outras coisas, restringir a liberdade feminina. Num mundo de homens, algo tão simples como falar e amar livremente não é permitido às mulheres. No entanto, as amarras que tal sociedade impõe não chegam ao pensamento de Luísa que, ao longo do tempo, refletirá sobre o que vê e sobre os que a rodeiam; sobre a submissão da mãe num casamento que vive de aparências; sobre a amizade com a pequena Catarina e a descoberta do mundo; sobre a prisão de Íman no seu corpo de homem.
À voz de Luísa e de um narrador que tudo sabe juntar-se-ão as das outras personagens, formando assim um caleidoscópio de histórias reveladoras dos vários mundos interiores que se desenvolvem e coexistem no mais fundo de cada um.
Num romance que retrata a realidade de uma época difícil da história portuguesa, Ana Zanatti tece com mestria um enredo que recorda o leitor não só da intemporalidade do amor e do desejo de liberdade, mas também das correntes que durante muito tempo prenderam as vontades individuais sob o poder de uma autoridade profundamente machista. Agradece o Beijo é, por isso, um pertinente retrato do passado com os olhos postos no presente e no caminho que ainda importa trilhar no futuro.