Título: A Metamorfose
Autor: Franz Kafka
Editora: Colares Editora
Tema: Literatura Estrangeira
Estado: 5+
Língua: Português
Encadernação: Brochado
Ano: 2019
Páginas: 107
Dimensões: 16*23,5
Preço: 9,00 €
Obs. Tradução e Prefácio de João Barrento
"Um dia de manhã, ao acordar dos seus sonhos inquietos, Gregor Samsa deu por si em cima da cama, transformado num insecto monstruoso. Estava deitado de costas, sentia a carapaça dura e, ao elevar um pouco a cabeça, via a barriga arredondada, de cor castanha, dividida em faixas rígidas arqueadas, e no alto dela a coberta da cama em equilíbrio instável, quase a resvalar. As muitas pernas, penosamente finas em comparação com a actual corpulência, tremiam diante dos seus olhos perplexos. "Mas, o que é que me aconteceu?"
O seu estilo inédito e inovador na época, original e surpreendente transitava com grande talento entre o fantástico e a realidade, motivando o leitor a penetrar na surpresa, numa sucessiva e dicotómica experiência de leitura.
A forma como Franz Kafka inicia esta obra confirma a naturalidade com que banaliza um quotidiano visitando em simultâneo o fantástico.
A Metamorfose é uma engenhosa, inteligente e imaginativa prosa.
O prefácio (estudo introdutório) de João Barrento - também autor da tradução - previne e informa que "Kafka afinal, era alguém, andava de bicicleta e motocicleta, remava no rio, jogava ténis na Ilha Sofia e, quem diria, montava bem a cavalo - o Grand-Hippodrom, onde aprendeu, ficava mesmo ao lado do jornal Prager Tagblatt, onde pontificava o amigo Max Brod, futuro testamenteiro editor da sua obra, e centro do mais importante círculo literário checo dos começos do século, o «Círculo de Praga» do Café Milena, do qual Kafka haveria de tornar-se o autor mais universal.